Museu etnográfico – Praia

Home  /  África  /  Current Page
×Details

Fica no Plateau, Praia – Ilha de Santiago.

Um pequeno museu etnográfico mas com um pequeno e interessante espólio num bonito edifício.

O Museu foi inaugurado em Novembro de 1997 para albergar o espólio etnográfico recolhido pelo então Instituto Nacional da Cultura (INAC), durante os anos de 1992 a 1995, em algumas ilhas do País, tais como: Santiago, Santo Antão, Boavista e Brava. Devido às obras de beneficiação do edifício, o mesmo esteve encerrado ao público por algum tempo e reabriu com uma nova apresentação do seu espólio, isto é, com exposição dos objectos por categoria (cestaria, panaria, olaria, equipamentos de moagem, etc.). O critério de selecção dos objectos tem a ver com o seu valor utilitário.

O que se pretende é convidar o visitante a viajar no tempo, imaginar as vivências quotidianas, particularmente no meio rural, e mostrar a criatividade dos homens e mulheres cabo-verdianos, pela forma como se adaptaram e tiraram proveito do pouco que o meio lhes podia proporcionar.

Assim, o Museu Etnográfico da Praia, através de objectos ligados ao quotidiano do povo cabo-verdiano, dá a conhecer e perpetua a nossa memória colectiva, ao mesmo tempo que contribui para aumentar a consciência da herança cultural e despertar nas pessoas a ideia de que é necessário e urgente preservar os nossos bens patrimoniais. in Museu Etnografico

 

+Gallery
+Related
+Meta

Posted: 2014/11/27

Author:

Category: África

Tags: , , ,

+Comments

Leave a Reply