Pointe Noire

Home  /  Blog  /  Current Page
×Details

Fica na República do Congo a cidade de Pointe Noire (Ponta Negra).

Pointe-Noire ou Ponta Negra é a segunda maior cidade e principal centro comercial da República do Congo. No censo realizado em 1996 possuía 455 131 habitantes, para início de 2005, a população estimada era de 663 400 habitantes. Wikipédia
Saíndo de Cabinda em direção à fronteira de Massabi passamos pela zona noroeste de Cabinda. Pelo caminho à beira da estrada vemos vários habitantes vendendo o que se pode: banana pão, chicuanga, macaco, antílope, peixe gato, etc…
Assim que nos aproximamos da fronteira é intensa a azáfama. Centenas de pessoas cruzam-se, provenientes dos dois lados da fronteira: carregadores, comerciantes, vendedores, angariadores, taxistas, etc…
Trocam-se dólares (USD) ou kwanzas (AKZ), a moeda angolana, por francos válidos nos vários países centro-africanos.
A tradição comercial deste entreposto já vem de séculos passados. Tudo é negócio.
Ex-colónia francesa aperecebemo-nos da cultura francesa, fala-se francês e kikongo entre outros dialectos regionais.
Na fronteira há que tratar do visto (desde Janeiro de 2014 é tirado no consulado da RC em Cabinda de um dia para o outro) para os estrangeiros como eu (visto de 15 dias) ou passe (para os angolanos), cartão de vacinas, carimbo da autoridade fronteiriça, carimbo do oficial de polícia de serviço, etc… mais ou menos 70 usd.
Nas praias de Pointe Noire vêm-se surfistas nacionais e franceses aproveitando as ondas. Em Novembro está-se bem nas praias do Congo.
+Related
+Meta

Posted: 2013/11/11

Author:

Category: Blog, Viajar

Tags: , , , ,

+Comments

Leave a Reply